Página Principal Módulo 6 Módulo 7 Módulo 8 Módulo 9 Módulo 10 Módulo 11

     Como elaborar um relatório de estágio     

O objectivo do relatório de estágio é fornecer uma descrição sucinta e organizada das actividades realizadas durante a sua realização. Este relatório deverá permitir uma avaliação correcta do trabalho desenvolvido na empresa/organização, efectuar a ligação entre a prática e os conhecimentos teóricos adquiridos na escola e relacionar os objectivos, meios e acções da actividade desenvolvida com os resultados obtidos.

 Complementarmente poderá ainda fazer-se uma auto-avaliação dos diversos desempenhos e uma avaliação do acompanhamento da formação por parte da Empresa/Organização e da escola, propondo sugestões para melhoria das suas próprias capacidades e competências e sugerir ajustamentos à formação do estagiário por parte da escola e à organização de futuros estágios.
 
O relatório deverá permitir que uma qualquer pessoa possa, após a sua leitura, ficar a saber do que constou o estágio, onde foi realizado, as tarefas executadas, as aprendizagens feitas, as dificuldades encontradas, etc.

A estrutura do relatório é um aspecto importante. Descreve-se a seguir uma estrutura geral mínima para o relatório.

  • Capa: Esta página não faz parte do texto em si e deverá ter o seguinte formato:

Escola Profissional de Braga



    Relatório de Estágio 
      Autor
Data (Junho ou Julho de 2002

            Ano Lectivo de 2002/2003
     Curso Técnico de Construção Civil
 

 

  • Introdução

    Nesta secção deverás fazer uma breve apresentação da empresa, data em que decorreu o estágio, nome do acompanhante da empresa e do professor acompanhante da escola, plano de estágio e descrição resumida do trabalho desenvolvido no estágio, quais os seus objectivos. Deverás muito resumidamente dar uma ideia de como está estruturado o relatório.

     

  • Desenvolvimento

    Esta secção pode eventualmente ser dividida em partes numeradas com algarismos arábicos. Cada parte deve iniciar em página nova.

    Deverá conter o seguinte:

    • uma descrição da organização do estágio; 
    • as actividades ou tarefas realizadas no estágio;
    • podes ainda incluir algum detalhe que tenha ocorrido e que julgues importante.

     

  • Conclusão

          Nesta secção deves apresentar as tuas conclusões sobre o estágio. Poderás reflectir sobre os seguintes pontos: a experiência adquirida, se os objectivos foram atingidos. Podes ainda fazer uma análise retrospectiva sobre todo o trabalho desenvolvido e que alterações é que considerarias necessárias, podes apresentar também sugestões de melhoramento do estágio.

  • Bibliografia ( se houver) 
  • Para teres uma ideia de como se elabora a bibliografia consulta este endereço.
Finalmente, o relatório não deverá ultrapassar as 10 páginas de texto escrito, excluindo a página de capa, figuras e bibliografia ( se houver).

Que linguagem utilizar?

O relatório como instrumento de trabalho deverá utilizar uma linguagem simples, clara, objectiva e precisa.

A clareza do raciocínio, característica do método científico, deverá transparecer na linguagem e forma do relatório.

Um relatório deverá ser tão curto e conciso quanto possível. Deverá, no entanto, incluir a informação mínima indispensável à compreensão do trabalho. A forma pela qual alguma informação pode ser apresentada (quadros, gráficos, ilustrações), pode contribuir consideravelmente para reduzir a extensão de um relatório.

As frases devem ser completas, para que, através da sua leitura seja possível seguir um raciocínio lógico.

RECOMENDAÇÕES GERAIS PARA O RELATÓRIO 

  • O tempo verbal do relato deve estar no passado.
  • Utiliza papel branco A4 e escreve apenas num lado da folha, a espaço e meio.
  • O tamanho da fonte utilizada no corpo do relatório deve ser de 12 a 14.
  • A paginação deve ser em números arábicos, no canto superior direito de todas as folhas do corpo do relatório e anexos, excepto na introdução e nas páginas de início de capítulos