Figuras de estilo

por Adelina Moura

Identifica cada uma das figuras de estilo descritas


1. Figura pela qual se atenua ou disfarça a expressão de uma ideia que se considera chocante, desagradável ou repugnante.

    metáfora

    eufemismo

    comparação

    imagem

2. Repetição insistente dos mesmos sons consoantes em um ou mais versos ou membros da frase.

    alegoria

    hipérbole

    aliteração

    metáfora

3. Repetição da mesma palavra ou palavras no início de vários versos ou frases sucessivas, utilizada para exprimir a intensidade de uma ideia.

    metáfora

    perífrase

    comparação

    anáfora

4. Inversão da ordem normal das palavras para se dar mais realce ao pensamento.

    alegoria

    metáfora

    anástrofe

    anáfora

5. Figura que atribui a um ser ou coisa, designados por uma palavra, uma qualidade ou acção que logicamente pertence a outro ser ou coisa expressos ou subentendidos na mesma frase, associando um determinante a um termo que não lhe é associado logicamente.

    hipérbole

    gradação

    hipálage

    anáfora

6. Transferência do significado próprio de um vocábulo para outro, devido a certa semelhança existente entre os seus significados.

    metáfora

    ironia

    metonímia

    onomatopeia

7. Figura pela qual se designa uma realidade por meio de um termo referente a outra que está objectivamente relacionada com a primeira. Resulta de uma visão apressada, pouco analítica, da realidade, a qual dá origem à confusão ou associação, por contiguidade

    interrogação

    onomatopeia

    metonímia

    ironia

8. Atribuição de características humanas (fala, acção, sentimentos...) a tudo o que não seja humano (ideias, animais, objectos inanimados, qualidades abstractas, etc.)

    alegoria

    pleonasmo

    quiasmo

    personificação

9. Figura que resulta da fusão de percepções relativas a dados sensoriais de sentidos diferentes. Atribui determinadas sensações (visuais, gustativas, tácteis, auditivas ou olfactivas) a sentidos que as não possuem. Traduz um dado sensorial por outro.

    comparação

    sinestesia

    sinédoque

    metáfora

10. Apresentação de um contraste entre duas ideias tornado mais evidente pela oposição das palavras ou das frases que as designam, com o intuito de pôr em destaque uma das ideias (ou ambas), dar ao leitor uma visão inesperada da realidade, ou simplesmente orn

    ironia

    apóstrofe

    antítese

    comparação