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Voltar...    Como escrever bem?   

A habilidade de escrever pode ser adquirida com a prática por meio do estudo e do trabalho sistematizado. Num texto bem escrito 10% é inspiração e 90% é transpiração.  

A produção escrita alicerça-se num leque de actividades cognitivas que pressupõem operações de selecção, organização, composição, verbalização, sujeitas ao funcionamento interactivo das componentes de planificação, redacção e revisão.

 Clica aqui e vai saber mais sobre estas três etapas do processo de escrita, depois volta novamente a esta página para obteres mais informações e resolveres a actividade proposta.

 Como se trabalha com ideias?
                           
    
            Usando a palavra.

O  texto é o meio primordial de transmissão de ideias por intermédio de signos.  

O que preciso saber para escrever bem um texto?

 Definição do tema:

 a)     conhecimento prévio

- associação de ideias afins

b)     apoio de outros suportes

- dicionários, textos sobre o tema

c) organização e método

- usa uma ordenação familiar (numerais seguidos de letras, por exemplo)

c)      identificação do receptor

Tipologia textual

- Estrutura lógica do texto:

INTRODUÇÃO à DESENVOLVIMENTO à CONCLUSÃO

 Géneros de texto

     -          Descrição

-          Narração

-          Dissertação

 Descrição

Forma verbal de se retratar um objecto, pessoa ou paisagem. O texto descritivo possui enorme riqueza de detalhes e informações que particularizam o objecto descrito.

 É um texto figurativo. Descreve características das pessoas e das coisas. Não tem preocupação em analisar, até pode, mas isso não é fundamental. Apresenta, expõe uma visão de algo ou algum fato.

 Narração

 Género de texto usado para contar uma história. Elementos principais do texto narrativo: acção, personagem, espaço, tempo, enredo e narrador.

 É um texto que supõe uma sequência. Baseia-se geralmente num enredo e aponta o início, meio e fim, mesmo que esta não seja a ordem estabelecida.

 Dissertação

 Consiste numa exposição e desenvolvimento de ideias a respeito de um determinado assunto. É preciso dominar o assunto, possuir argumentos fundamentados e uma boa colocação de ideias.

 Baseia-se na argumentação; é um texto argumentativo. Parte de uma ideia, tema. Tem como dever: expor, analisar, explicar, criticar, classificar, defender.  

 Dissertação: uma tarefa difícil?

 Tipos de raciocínio num texto argumentativo:

  indutivo          do particular para o geral

  dedutivo       do geral para o particular

  ( hipotético à dedutivo...)

Técnicas argumentativas

     1.         Argumentos sustentados por uma citação de alguém que já escreveu sobre o assunto.

2.         Argumentos por comprovação, que são sustentados por factos reais ou dados competentes.

 3.         Argumentos por raciocínio lógico, que são sustentados por uma relação de causa e consequência; tentam persuadir o leitor a partir da relação entre as ideias.

     4.         Argumentos por comparação e/ou contraste.

 Elementos qualificadores do texto dissertativo

 Ø     Concisão

O texto conciso é aquele que transmite um máximo de informações com um mínimo possível de palavras sem prejuízo da compreensão.

 Ø     Coesão

União entre as partes de um todo, conexão.

Ø     Coerência

Resultado da presença de coesão entre as ideias expressas no texto e da perfeita ligação entre a ideia principal e as secundárias.

Ø      Unidade

 Elemento que garante a lógica entre as partes.


Actividade                                                                                                  topo

      Escreva uma dissertação baseando-se no esquema abaixo (30 – 40 linhas).     

Assunto:  O pensamento crítico.pcrit.jpg (9841 bytes)

Ø      Delimitação do assunto: A importância do pensamento crítico.

Ø      Objectivo: Mostrar o que acontece nos países em que a sociedade já adquiriu um pensamento crítico e por que motivo no Terceiro Mundo não existe essa preocupação.

  Nova delimitação do assunto: O pensamento crítico no Primeiro Mundo e no Terceiro.

Ø      Introdução: Ressaltar em que aspectos é importante o pensamento crítico.

Ø      Desenvolvimento.

Ø      Conclusão: Reafirmação de que o pensamento crítico é importante para um país.

Recursos

Para realizar esta tarefa podes discutir este assunto na aula de Integração, ler os textos existentes nos endereços que te sugiro:

O pensamento crítico e a tomada de decisões

A importância do pensamento crítico

O pensamento crítico na escola

Da democracia dialogante à democracia radical


Ficha autocorrectiva

Ao escrever o meu texto...

...comecei por apresentar aquilo que foi objecto do assunto a tratar?

...exprimi as minhas opiniões?

...fundamentei-as com argumentos sólidos?

...mostrei a minha adesão pessoal ou o meu desagrado em relação àquilo que tratei?

...utilizei...

...pontuação correcta?

...linguagem adequada ao tema que tratei, valorativa ou depreciativa?

...recursos expressivos, como a comparação, a hipérbole, a adjectivação, etc.?


Saber mais                                                                                                                              topo

O que é um texto descritivo